Em
Cidade do Porto

2025/06/09

Agentes Seniores percorrem a cidade em missão sustentável

Freguesias

A data é simbólica, mas a missão é para assumir todos os dias. No Dia Mundial do Ambiente, uma dezena de idosos juntou-se para a primeira sessão d' "A Sustentabilidade não tem idade". Programa municipal está a formar novos "agentes seniores" para ajudar na sensibilização ambiental de todos. A partir de agora, comprometem-se a contribuir para tornar o Porto uma cidade cada vez mais sustentável, agregadora e aprazível para todos.

Ao longo de uma manhã, participaram numa sessão teórico-prática sobre gestão de resíduos e reciclagem, na Porto Ambiente e nas suas imediações, para verificação de situações de deposições indevidas. Durante o mês de junho, estes agentes passarão por um período experimental de acompanhamento das equipas de sensibilização no terreno, de forma a consolidar os conhecimentos obtidos.

Está já prevista uma nova sessão, a 30 de junho, com os agentes que queiram fazer parte destas equipas de sensibilização. Os interessados podem inscrever-se, presencialmente, nas instalações da empresa municipal – na Rua de São Dinis, 249.

“A Sustentabilidade Não Tem Idade” é uma iniciativa da Porto Ambiente que pretende mobilizar a comunidade sénior para a construção de uma cidade mais limpa, cuidada e sustentável.

Vocacionado para cidadãos com mais de 65 anos, o programa propõe a criação de uma bolsa de "Agentes Seniores", voluntários que, de forma ativa e responsável, colaborarão no reporte de situações de deposição indevida de resíduos, anomalias em equipamentos, abandono de sacaria, ou outras, em espaço público.

Mais do que uma ação de vigilância e fiscalização, esta é uma iniciativa cívica, de valorização do papel destas pessoas, promoção do envelhecimento ativo, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Antes desta primeira formação, o vice-presidente da Câmara e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, e o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, apresentaram o projeto - inserido no Plano de Ação "Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2023-2025" - a parceiros institucionais e demais forças vivas da cidade, com vista à divulgação do projeto junto das suas redes, e ao incentivo da participação da comunidade sénior.

A rede de parceiros para esta "recruta" inclui, ainda, representantes de juntas de Freguesia, da Domus Social e de outras instituições da cidade.

 

 

Fonte: CM Porto
Foto: CMP | André Rolo

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Manuel Pizarro quer GNR a cavalo na Pasteleira e esquadra da PSP na baixa do Porto
25/07/2025
Frente Atlântica atrai meio milhar de velejadores de diferentes países
25/07/2025
Grupo B&B Hotels inaugura novo estabelecimento no Centro de Massarelos
24/07/2025
“A justiça social exige compromisso, ação e estratégia”, enfatizou José Luís Carneiro em visita à Invicta
24/07/2025
Zona do Centro Histórico avança com reabilitação urgente no valor de 25 milhões de euros
23/07/2025
Centro Hípico do Porto recebe Curso de Saltos Internacional
23/07/2025
GARANTIR A PAZ NA EUROPA
22/07/2025
Checa Tereza Valentova vence WTA 125 Eupago Porto Open
22/07/2025