Arrancou, esta segunda-feira, 18 de novembro, um conjunto de empreitadas para sobre-elevar diferentes cruzamentos na cidade. Intervenções em Ramalde e Lordelo do Ouro procuram garantir a beneficiação dos espaços públicos.
O objetivo é recondicionar os pavimentos por sobre-elevação do cruzamento ou do arruamento com o propósito de acalmar o tráfego e melhorar a acessibilidade pedonal.
A primeira intervenção vai decorrer na Rua Maria Lamas - Envolvente e acesso ao Jardim de Infância, entre as Ruas do Dr. Paulo Pombo e Marta Sampaio, na freguesia de Ramalde. A solução passa pela sobre-elevação desta extensão da via, de forma a reduzir a velocidade dos veículos e melhorar a mobilidade dos peões.
No Bairro das Condominhas, em Lordelo do Ouro, a intervenção tem como finalidade a criação de um sentido único de circulação nas ruas envolventes — Rua do Estoril, Rua da Figueira da Foz e Rua de Cascais — assim como a sobre-elevação das interseções destas vias. Neste ponto de obra, o objetivo é, também, o de controlar a velocidade do tráfego automóvel e, ainda, e tornar o espaço mais seguro para os peões.
No mesmo sentido será implementada no cruzamento da Rua dos Cedros com a Rua dos Choupos, igualmente em Ramalde, uma sobre-elevação para aumentar a segurança de todos os utilizadores destas vias, em modo pedestre e automóvel.
O prazo de concretização do conjunto de empreitadas, a cargo do Gabinete do Espaço Público, da GO Porto, é de 90 dias, estando prevista a sua conclusão em fevereiro de 2025. O valor de adjudicação é de, aproximadamente, 173 mil euros.
Fonte/Foto: CM Porto