"É-lhe devido um obrigado". Assim reconheceu o chefe do Estado-Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, no momento da atribuição da Medalha Militar de D. Afonso Henriques, de primeira classe, ao presidente da Câmara do Porto. Relação institucional foi reconhecida na manhã desta quarta-feira, assinalando o dia festivo do Comando do Pessoal, no Quartel de Santo Ovídio.
A distinção de Rui Moreira pelo Estado-Maior do Exército sublinha "a sua inestimável e expressiva colaboração nos vários eventos e atividades desenvolvidas no Porto, no âmbito da manutenção dos diversos prédios militares e na realização de atividades culturais nesta cidade, numa efetiva partilha de património material e imaterial da região".
Durante a cerimónia de condecoração, Eduardo Mendes Ferrão assumiu que "este é um dia muito feliz para o Exército" por "podermos distinguir o presidente da Câmara, mas, sobretudo, o insigne cidadão".
“Nesta distinção que fazemos hoje, pretendemos, também, distinguir o Porto enquanto cidade, os portuenses, todos aqueles que servem na Câmara e todos os autarcas que consigo, neste grande Porto, conseguem fazer cumprir", sublinhou o general.
Por seu lado, o comandante do Pessoal do Exército considera a atribuição da medalha ao presidente da Câmara "prova da excelente relação existente entre a sempre leal e invicta cidade do Porto e os militares do Exército, que, a partir daqui, servem Portugal".
Nas palavras do tenente-general João Pedro Boga Ribeiro, o que se distingue é uma "relação que se carateriza por um profundo respeito mútuo, lealdade institucional e espírito de colaboração".
Nas suas diversas modalidades, a medalha militar é entregue a quem, entre militares e civis, tenha prestado serviços notáveis à instituição e à nação, distinguindo altas virtudes reveladas.
No caso da medalha de D. Afonso Henriques, patrono do Exército, a atribuição destina-se a "galardoar os militares, militarizados e civis que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército".
O presidente da Câmara do Porto já havia sido condecorado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, em 2022, com a Medalha da Cruz de São Jorge.
Fonte: CM Porto
Foto: Guilherme Costa Oliveira