Já foi o protagonista do Elétrico de Natal e já esteve nas mãos decoradoras dos alunos da Escola Básica do Bom Sucesso. A partir de agora, e depois de um processo de restauração, o centenário Elétrico 143 estará nos carris para passeios turísticos pela marginal do rio Douro.
Construído entre 1925 e 1938, o Elétrico 143 foi uma das unidades mais representativas da frota de elétricos da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, que circulava pelas ruas da cidade. Desde a sua chegada, o veículo desempenhou um papel fundamental no transporte urbano, ligando diferentes zonas, pessoas e destinos.
Considerado um ícone do transporte público do Porto, o carro elétrico foi alvo de uma intervenção que recuperou completamente a carroçaria e reviu a parte mecânica, assegurando que retoma a circulação com total segurança, agora no âmbito do serviço de alugueres do Museu do Carro Eléctrico.
"A recuperação devolveu-lhe a autenticidade, preservando os detalhes e caraterísticas do modelo original, como os bancos de palhinha, as sete janelas e a fila de assentos de um só lugar. Além disso, foi incorporado um novo sistema de travagem, que foi testado e aprovado", sublinha a STCP.
A recuperação do Elétrico 143 é uma das ações da STCP no âmbito da sua estratégia de preservação do património. A empresa assegura a manutenção contínua da sua frota de elétricos "com o objetivo de manter viva a memória do transporte na cidade, permitindo que as futuras gerações possam continuar a conhecer e a viver a experiência de um Porto de outros tempos".
Fonte: CM Porto
Foto: Férias Portugal