O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que as previsões meteorológicas apontam para um novo agravamento das condições do estado do tempo, a partir da tarde deste domingo, situação que deverá prolongar-se ao longo desta semana, com precipitação persistente prevista, pelo menos, até ao dia 9 de fevereiro.
Durante este período prevê-se a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, vento intenso e agitação marítima significativa, com potenciais impactos no concelho do Porto.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Distrito do Porto encontra-se sob Aviso Amarelo para precipitação, entre as 15 horas deste domingo e as 6 horas deste segunda-feira, sendo expectáveis períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser acompanhados de granizo e trovoada.
Relativamente ao vento, o Distrito do Porto estará sob avisos Amarelo e Laranja, prevendo-se rajadas que poderão atingir os 100 km/h entre as 21 horas deste domingo e as 6 horas de segunda-feira, dia 2. O período mais crítico, correspondente ao Aviso Laranja, ocorrerá entre as 00h00 e as 03h00 desta segunda-feira.
No que respeita à agitação marítima, o concelho do Porto estará abrangido por avisos Amarelo e Laranja, entre este domingo e o dia 4 de fevereiro. O período mais crítico, associado ao Aviso Laranja, decorrerá entre as 15 horas do dia 2 e as 6 horas do dia 4, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 11 metros de altura máxima. Estas condições representam um aumento significativo do risco de galgamentos costeiros, especialmente durante os períodos de preia-mar.
Como medida preventiva e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens, a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, manter-se-á interrompida, pelo menos, até às 6 horas do dia 4 de fevereiro (quarta-feira), sendo restabelecida logo que as condições do estado do mar o permitam.
Possibilidade de ocorrência de cheias
Face à informação atualmente disponível, a possibilidade de ocorrência de cheias irá agravar-se a partir deste domingo, em particular durante os períodos de preia-mar, em resultado do aumento significativo da altura das marés e o agravamento das condições meteorológicas previstas.
A Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro da Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a evolução da situação meteorológica, implementando as medidas de prevenção e segurança consideradas adequadas e divulgando oportunamente os avisos necessários.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | João Pedro Rocha