"Hoje é um dia muito feliz para a cidade". Foi com estas palavras que o presidente da Câmara do Porto encerrou a sua intervenção na inauguração do Super Bock-Arena -Pavilhão Rosa Mota, no dia 28 de outubro de 2019, uma normal segunda-feira, mas que transformou, para sempre, a vida cultural da cidade. Volvidos cinco anos, já nem se imagina o que era o Porto antes da existência de uma das principais salas de espetáculos e centros de congressos da cidade, da região Norte e do próprio país.
“O Porto carecia de uma sala de espetáculos com esta dimensão e qualidade, bem como de um centro de congressos tão moderno e multifuncional", afirmou Rui Moreira, este sábado, nas comemorações do quinto aniversário do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.
O presidente da Câmara lembrou o que (não) existia antes de 2019. "A usura do tempo abateu-se sobre o Pavilhão Rosa Mota. O edifício, da autoria de José Carlos Loureiro, entrou em profunda degradação e tornou-se inseguro, desconfortável e insalubre", disse, criticando opções políticas de anteriores executivos municipais.
“Empurraram o problema com a barriga. Ou apresentaram propostas que se revelaram inexequíveis, acabando por atrasar ainda mais a urgente requalificação do pavilhão", sublinhou Rui Moreira, acrescentando que, "após muita inoperância, hesitação e inabilidade dos nossos antecessores", o atual Executivo municipal decidiu, em 2014, abrir um concurso público internacional para reabilitar e explorar o, então, Pavilhão Rosa Mota. O projeto de reabilitação mereceu já, ao longo deste anos, alguns prémios nacionais.
"Apesar de o processo de reabilitação e exploração ter conhecido alguns percalços, a verdade é que o tempo veio dar-nos razão", disse o autarca portuense, que ali tomou posse, em 2021, para o seu último mandato. O modelo de concessão a privados revelou-se "virtuoso e sustentável". "A prová-lo estão a reconhecida qualidade técnica e infraestrutural que o pavilhão hoje exibe, a sua intensa programação ao longo do ano e a forte afluência de público nos seus mais diversos eventos", frisou.
Relativamente ao futuro, o presidente da Câmara do Porto deixou uma garantia: "Creio que a Super Bock Arena continuará, nos próximos anos, a dignificar a riqueza histórica deste edifício e o seu significado para os portuenses. Por parte do Município do Porto, há a intenção de prosseguir a estreita colaboração com a Super Bock Arena".
Em cinco anos, ali já se viveram acontecimentos políticos tão importantes, como as cimeiras da presidência portuguesa da União Europeia e o Fórum Social do Porto, assistiu-se à empolgante Final Four em Hóquei em Patins e aos interessantes debates do Thinking Football, e realizaram-se grandes espetáculos internacionais, como o Cats ou o musical sobre Jean Paul Gaultier.
Houve concertos absolutamente memoráveis, desde logo o concerto de abertura dos Ornatos Violeta. Tocaram nesta sala músicos e bandas internacionais de enorme notoriedade, como Ludovico Einaudi, Woody Allen e a New Orleans Jazz Band, Chico Buarque, Maria Betânia, Lloyd Cole, The National ou James.
Mas o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota tem servido, igualmente, de palco a grandes concertos de artistas portugueses. Por cá passaram nomes como os GNR, Xutos & Pontapés, António Zambujo, Miguel Araújo, Jorge Palma, Mariza, entre muitos outros, mas também o festival Rock à Moda do Porto.
Naquilo que Rui Moreira considerou serem os receios dos "velhos do Restelo" – primeiro, "não acreditavam na reabilitação", depois, "diziam que a sala não comportava grandes espetáculos" -, os números destes cinco anos confirmam o sucesso da reabilitação e opção económica.
Mais de 1,2 milhões de pessoas já passaram pelo Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (com uma capacidade para oito mil pessoas e com condições acústicas de excelência) em mais de 475 eventos, com 847 dias de ocupação na totalidade dos cinco anos (mais de 65%, ou seja, 170 dias/ano) e mais de 27 milhões de bilhetes vendidos. No ano da inauguração, em 2019, o espaço recebeu 70 mil pessoas. Este ano, já vai em 400 mil.
Para além dos espetáculos também a cúpula do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota pode ser visitada, à exceção dos meses de inverno, no âmbito do “Porto 360”. Desde a sua inauguração, em 2021, já recebeu mais de 35 mil visitantes.
"O desafio foi grande. A responsabilidade ainda maior. Queríamos fazer parte desta história, parte da história da cidade", adiantou Jorge Lopes, do conselho de administração da Círculo de Cristal, SA, consórcio que detém a exploração do espaço, recordando que, para além dos eventos, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota foi também suporte no combate à pandemia, com a instalação do Hospital de Campanha Porto.
"Ao longo destes três últimos anos estamos muito orgulhosos da forma como a cidade respondeu a este novo espaço, responsabilizando-nos para que a agenda seja ainda mais relevante", frisou Jorge Lopes, deixando uma palavra de agradecimento ao presidente da Câmara, "por ter sido o responsável pela devolução deste espaço à cidade".
Também Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group, não deixou de agradecer o empenho de Rui Moreira e do consórcio neste projeto.
Destacando a "coincidência feliz" de a cerimónia deste sábado coincidir com o assinalar dos 97 anos da empresa cervejeira nortenha que lidera, Rui Lopes Ferreira deixou uma garantia: "Do nosso lado continuamos comprometidos com a valorização deste património e em gerar atratividade turística, social e económica. Que esta aventura se mantenha por muitos e bons anos, para que este legado se perpetue e continue a trazer grande dinamismo à cidade, à região e até ao país".
A celebração do quinto aniversário teve a participação especial de Pedro Abrunhosa, que apresentou, pela primeira vez em palco, "Não te ausentes de mim" (a partir da leitura da tradução da Bíblia, de Frederico Lourenço), para além de "Que o amor te salve nesta noite escura". Mais tarde, atuou para um Super Bock Arena completamente lotado, num espetáculo que revisita um álbum seminal (com 30 anos) da música moderna portuguesa - "Viagens" - e que, pela procura, tem já uma data extra.
Fonte: CM Porto
Foto: Andreia Merca