Em
Cidade do Porto

2025/03/03

Cine Clube do Porto diz adeus à Casa das Artes

Freguesias

No ano em que celebra 80 anos, a 13 de abril, vai sair da Casa das Artes no final de março e está à procura de uma nova sede.

“Com mais de mil sessões, eventos especiais e tantos outros acontecimentos não podemos deixar de assinalar como foi bonita esta passagem pela sala de nome tão especial Henrique Alves Costa e como ela foi importante para a nossa resistência e resiliência. Um conjunto de memórias inesquecíveis que se juntam assim à rica história do nosso Cineclube”, diz Henrique Alves.
“Preparamos por isso um conjunto de quatro sessões para ajudar-nos neste adeus à sala e casa que nos acolheu durante mais de uma década”.
O Cineclube do Porto, fundado em 1945, é atualmente o mais antigo cineclube português em atividade, com sessões regulares às quintas e sábados na Casa das Artes.

AGENDA /MARÇO:
Este mês recebemos no dia 8 Jorge Ribeiro e Nuno Amorim para uma sessão especial da série AS 7 CAIXAS. Uma oportunidade para os mais novos visionarem a série completa em grande ecrã. A entrada é livre.
Sab, 1 – 18h00  (A TEMPO E HORAS)
O MEU BOLO FAVORITO de Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha (IR, FR, SE, DE | 2024 | fic | 97’)
Mahin, de 70 anos, vive sozinha em Teerão desde que o marido faleceu e a filha se mudou para a Europa, até que um lanche com as amigas a incentiva a mudar a sua rotina solitária e reavivar a sua vida amorosa.Quando Mahin abre o coração a um novo romance, o que começa como um encontro inesperado rapidamente se transforma numa noite inesperada e inesquecível.

Qui, 6 – 21h30 (A TEMPO E HORAS)
MANGA D’TERRA de Basil da Cunha (PT/SUI |  2023 | fic |   96′)
Rosa, 20 anos, deixa os dois filhos em Cabo Verde para se instalar em Lisboa, na esperança de lhes oferecer uma vida melhor. Presa entre o assédio de gangsters e a violência policial quotidiana, Rosa tenta encontrar consolo entre as mulheres da comunidade. Mas o seu verdadeiro refúgio é a música.

Sab, 8 – 17h00   
“SESSÃO ESPECIAL AS 7 CAIXAS” 
[Anda ver a série toda]   ENTRADA LIVRE 
Uma sessão especial dedicada à série infantil AS 7 CAIXAS realizado por Jorge Ribeiro e Nuno Amorim e produzida por Animais AVPL e Os Filmes do Pinguim. 
Numa cidade onde as crianças devem permanecer trancadas nos seus quartos, ligadas a ecrãs cuja programação é gerida por um palhaço maníaco controlador, a jovem Pandora e os seus amigos pensam diferente e lutam pela sua liberdade. A cada episódio, os nossos heróis escapam da tirania dos ecrãs, e descobrem um novo universo, livre da lógica adulta da cidade, onde dão azo à sua criatividade e aprendem novas formas de sentir o mundo.     Sessão feita em parceria com a CASA DA ANIMAÇÃO
Qui, 13 – 21h30  (A TEMPO E HORAS)
ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ de Roberto de Oliveira & Jom Tob Azulay (BR | 2022 | doc | 100’)
Los Angeles, 1974. Tom Jobim, a personificação da Bossa Nova, e Elis Regina, então a cantora mais popular do Brasil, encontram-se para gravar aquele que se tornaria um dos discos mais icónicos da história da música brasileira. Através de imagens raras, e nunca antes vistas, “Elis & Tom” retrata o conflito e a alegria desse momento único, numa viagem no tempo, revelando a intimidade do processo criativo e as personalidades extraordinárias destes fantásticos artistas.

Sab, 15 – 18h00  (A TEMPO E HORAS)
FEVEREIROS de Marcio Debellian (BR | 2017 | doc | 75’)
A partir do vitorioso carnaval da Mangueira em homenagem a Maria Bethânia, o filme percorre uma viagem entre Rio e Bahia, acompanhando a cantora no universo familiar, festivo e religioso que inspirou o enredo.

Qui, 20 – 21h30 (A TEMPO E HORAS)
DULCINEA de Artur Serra Araujo  (PT | 2023 | FIC | 88’)
Baseado no romance “O Ano Sabático”, da autoria de João Tordo, este filme acompanha Hugo, um contrabaixista de jazz recentemente regressado ao Porto depois de treze anos a viver em Marrocos. Certa noite, ao assistir a um concerto de piano de Luís Stockman, fica em choque quando percebe que o artista, que é extraordinariamente parecido consigo, começa a tocar uma composição sua que nunca mostrou a ninguém.

Sab, 22 – 18h00  (A TEMPO E HORAS)
O SOL DO FUTURO de Nanni Moretti (IT | 2023 | FIC | 95’)
Giovanni, um realizador famoso, está prestes a começar a rodar o seu novo filme. Um filme político passado nos meios do Partido Comunista Italiano, no ano de 1956, quando tropas soviéticas invadiram a Hungria.
Mas entre um casamento em crise, quando a sua mulher e produtora está a terminar a rodagem de um filme de um novo realizador, o seu co-produtor francês à beira da falência e que o deixa pendurado, e um mundo do cinema que não pára de mudar, tudo parece estar contra ele.   Sempre à beira do precipício, Giovanni vai ter que repensar a sua vida, se quiser vislumbrar o sol do futuro…

 

Fonte: Cineclube do Porto
Foto: Casa das Artes 
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A intoxicação dos adolescentes
17/04/2025
Torneio Internacional de Minibasquete Manuel Nunes joga-se no fim de semana
17/04/2025
Diocese do Porto explica que permutas de imóveis não visam fazer dinheiro
17/04/2025
Casa da Música celebra 20 anos com concertos gratuitos em vários locais da cidade
16/04/2025
"Parece normal que alguém olhe para aquele projeto (TGV) e pergunte se aquilo faz algum sentido", refere Moreira
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Cidade do Porto com quatro túneis condicionados ao trânsito durante duas noites
15/04/2025
Rua Galeria de Paris com traçado original em memória da calçada portuguesa
15/04/2025