FC Porto empatou com o Sporting (3-3) na 25.ª jornada do campeonato de hóquei.
A equipa de hóquei em patins do FC Porto não foi além de um empate a três com o Sporting na penúltima ronda da fase regular do Nacional de hóquei em patins. Com este resultado, os campeões de Portugal passam a somar 58 pontos e continuam quatro atrás dos campeões da Europa (62), que perderam a liderança para o Benfica (63).
Já com Hélder Nunes e Tomás Santos de regresso aos convocados, mas ainda sem o lesionado Edu Lamas, o camisola 78 ficou perto de faturar logo ao primeiro minuto e acabou por ser admoestado com um cartão azul ao 14.º, mas Xavi Malián defendeu a bola parada subsequente. Os adeptos ainda se estavam a recompor desse momento quando Gonçalo Alves abriu a contagem e levou as bancadas ao delírio (1-0).
Em powerplay após a exclusão temporária de Telmo Pinto, os visitantes aproveitaram a superioridade numérica e repuseram a igualdade por João Souto (1-1) imediatamente antes de Nolito Romero ver a cartolina azul. Gonçalo Alves desperdiçou o livre direto e a recarga, Alessandro Verona também teve que cumprir uma suspensão dois minutos e Mali voltou a brilhar em cima do descanso.
O guarda-redes catalão continuou a brilhar após o regresso das cabines e Carlo Di Benedetto recolocou os portistas em vantagem na conversão de um livre direto (2-1), mas os lisboetas responderam na mesma moeda e voltaram a empatar no contragolpe (2-2). Na reta final de um clássico recheado de oportunidades que Ângelo Girão ia travando, Roc Pujadas consumou a reviravolta (2-3) e Rafa abriu o livro para fazer o 3-3 num lance de génio.
A quatro minutos e meio da buzina, Girão viu o cartão azul por falta sobre Carlo dentro da sua área e Zé Diogo Macedo defendeu a grande penalidade batida por Gonçalo Alves. De cabeça perdida no banco, o dono da baliza sportinguista acabou expulso e deixou a equipa com menos um até bem perto do fim. Os Dragões bem tentaram, mas nunca conseguiram reencontrar o caminho para o fundo das redes forasteiras.
Segue-se uma viagem até à Ilha do Pico para defrontar o Candelária no fecho da fase regular (domingo, 18h00).
Ficha de jogo
FC PORTO 3-3 SPORTING
Campeonato Nacional, 25.ª jornada
27 de abril de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Rui Leitão e Marcelo Cardoso
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Hélder Nunes, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Diogo Barata, Ezequiel Mena e Tomás Santos
Treinador: Ricardo Ares
SPORTING: Ângelo Girão (g.r.), Alessandro Verona, João Souto, Henrique Magalhães e Nolito Romero
Suplentes: Zé Diogo Macedo (g.r.), Rafael Bessa, Roc Pujadas, Toni Pérez e Facundo Bridge
Treinador: Edo Bosch
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Gonçalo Alves (15m), João Souto (17m), Carlo Di Benedetto (28m), Nolito Romero (31m), Roc Pujadas (39m) e Rafa (43m)
Fonte/Foto: FC Porto