Em
Cidade do Porto

2025/01/24

"É só Inquietação? A Perceção de Insegurança em Portugal" em debate no Coliseu do Porto

Freguesias

Na próxima quarta-feira, dia 29, pelas 18h30, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, junta-se ao historiador José Pacheco Pereira e à diretora do Laboratório de Psicologia Social da Universidade do Porto, Isabel Rocha Pinto, para debater "A Perceção de Insegurança em Portugal". Inserida no projeto "Mantras Coliseu", a iniciativa é de entrada livre, mediante levantamento de bilhete.

Tendo por base o domínio que a perceção de insegurança tem tido, nos últimos meses, sobre o debate mediático, a conversa procurará possíveis respostas a várias perguntas: As perceções refletem a realidade dos dados sobre criminalidade e segurança? Que fatores influenciam a perceção de insegurança? Quais os processos de pensamento que levam ao medo e à desconfiança do outro? Quais as políticas públicas a seguir no domínio da segurança perante um foco maior de visibilidade e de pressão política? Que papel deve desempenhar o poder político e os media?

Professor, político e investigador de história contemporânea portuguesa, José Pacheco Pereira tem-se debruçado sobre o tema na sua análise enquanto comentador e cronista.
Por seu lado, Isabel Rocha da Silva tem, entre os principais temas de investigação, as consequências sociais do crime - nomeadamente económico e de ódio -, da adesão a extremismos e radicalização social, e da utilização de desinformação com intuito de propaganda grupal.

A entrada no debate "É só Inquietação? A Perceção de Insegurança em Portugal" é gratuita, sujeita a levantamento prévio de bilhete, a partir das 13 horas do dia 28 de janeiro, na bilheteira do Coliseu, até às 18h30 do dia 29, hora em que tem início a conversa.
 

Fonte/Foto: Coliseu Porto Ageas
Fonte/Foto: CM Porto
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A intoxicação dos adolescentes
17/04/2025
Torneio Internacional de Minibasquete Manuel Nunes joga-se no fim de semana
17/04/2025
Diocese do Porto explica que permutas de imóveis não visam fazer dinheiro
17/04/2025
Casa da Música celebra 20 anos com concertos gratuitos em vários locais da cidade
16/04/2025
"Parece normal que alguém olhe para aquele projeto (TGV) e pergunte se aquilo faz algum sentido", refere Moreira
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Cidade do Porto com quatro túneis condicionados ao trânsito durante duas noites
15/04/2025
Rua Galeria de Paris com traçado original em memória da calçada portuguesa
15/04/2025