Está em curso a requalificação de um edifício de habitação coletiva, localizado na Travessa de São Nicolau e inserido no conjunto classificado da zona histórica do Município. A intervenção, iniciada no final de outubro e a cargo da empresa municipal Domus Social, centra-se na melhoria do conforto térmico e da eficiência energética dos três pisos superiores.
Focada na envolvente do edifício, a empreitada contempla intervenções ao nível das fachadas, vãos e cobertura, nomeadamente a aplicação de isolamento térmico pelo exterior (ETICS) e a substituição de caixilharias.
Trata-se de um Imóvel Classificado de Interesse Público, situado na Zona Especial de Proteção (ZEP) da Igreja de S. Francisco, do conjunto urbano constituído pela Praça da Ribeira e suas naturais extensões, da Casa do Infante, bem como da Muralha de D. Fernando e respetivo miradouro.
Atendendo a este enquadramento patrimonial, os trabalhos definidos para as fachadas – que irão manter, por sua vez, a textura e a cor do revestimento atuais – foram planeados de modo a preservarem a integração do edifício na malha urbana. Ainda neste âmbito, também os novos caixilhos foram projetados com configurações e acabamentos idênticos aos existentes.
O projeto de execução também inclui melhorias ao nível das zonas comuns, designadamente a adaptação do portão de entrada que dá acesso à caixa de escadas dos três pisos abrangidos pela intervenção, que correspondem a uma habitação T1 e duas T3.
Representando um investimento de cerca de 174 mil euros e com data de conclusão prevista para o segundo trimestre de 2026, esta empreitada de beneficiação integra um investimento contínuo do Município na melhoria das condições de habitabilidade do parque de habitação pública da cidade.
Fonte/Foto: CM Porto