Fitch eleva rating da cidade do Porto para 'A' em ação de rating máximo
A agência de rating Fitch Ratings elevou a notação de crédito do Porto de 'A-' para 'A', mantendo as perspetivas estáveis e reconhecendo a solidez financeira do Município. Esta atualização surge na sequência da subida da classificação de Portugal, também para ‘A’.
Apesar do rating de longo prazo do Porto estar limitado pelo teto soberano do país ('A'), a avaliação do Perfil de Crédito Autónomo (Standalone Credit Profile - SCP) da cidade permanece na "categoria AAA".
A Fitch destaca uma "gestão financeira sólida", "níveis de dívida controlados" e "capacidade de gerar receitas de forma sustentável".
Destaca-se, igualmente, a diversificação das receitas municipais, a sustentabilidade da despesa pública, a capacidade de ajustamento em cenários de maior incerteza económica, através da flexibilidade fiscal e da gestão criteriosa do investimento, e o crescimento da receita: entre 2020 e 2024, o crescimento anual médio das receitas operacionais (8,6%) superou o crescimento do PIB nacional (5,5%).
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | João Pedro Rocha