Em
Cidade do Porto

2025/07/08

Francesco Farioli chegou à Invicta para “devolver o FC Porto ao seu lugar”

Desporto

Anunciado na véspera como o novo treinador do FC Porto, Francesco Farioli foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira ao lado de André Villas-Boas, numa conferência de imprensa que teve lugar no Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão. O novo sócio número 152.234 revelou que “aconteceu tudo muito rapidamente desde o primeiro contacto” e que o objetivo imediato é “fazer regressar uma mentalidade que represente a região e a cidade do Porto”.

Consciente de que há “muito trabalho para fazer”, Francesco Farioli diz ser “um treinador muito apaixonado”, mas só ao “melhor nível” será possível “ganhar e ter sucesso”. O técnico italiano, de 36 anos, não escondeu que “representar esta cidade e estas cores significa muito para mim”, mas ao mesmo tempo tem noção do “desafio” que abraçou. Com o mercado aberto e um plantel para construir, o treinador revelou que existe “uma ideia clara das posições que queremos reforçar”.

A chegada ao FC Porto
“Antes de mais, obrigado pelas palavras e pela responsabilidade que me deu e ao meu staff. Para nós é um privilégio estar aqui e representar uma instituição tão icónica no futebol português e europeu. Estamos felizes por estar aqui. Aconteceu tudo muito rapidamente desde o primeiro contacto. Temos muito trabalho para fazer, estou entusiasmado e com ambição pelo que vamos enfrentar. A primeira parte é fazer regressar uma mentalidade que represente a região, a cidade do Porto e isso fez-me sentir que este era o sítio certo para estar nesta fase da minha carreira. Venho com muita ambição, desejo de competir e para devolver o FC Porto ao seu lugar.”

Um palmarés para continuar a enriquecer
“Este clube é icónico, histórico. Vê-se as fotografias dos troféus e a história do clube, o que o presidente fez, o Mourinho... Provaram que se pode ser treinador sem ser jogador profissional. O clube representa muito em termos de mentalidade e espírito. Estive aqui a ver um jogo da Liga dos Campeões e a imagem que levei comigo sobre o Dragão, o FC Porto e os adeptos foram os últimos minutos em que empurraram o Inter para a sua baliza, acertaram nos postes várias vezes. Queremos trazer esse espírito, essa mentalidade. Sou um treinador muito apaixonado, gosto de ser muito ativo no banco. Tudo o que não for bem preparado, terá um custo mais à frente, por isso temos de começar a trabalhar. Queremos ganhar e ter sucesso, mas para isso temos de estar ao nosso melhor nível.”

Ganhar, ganhar e ganhar
“Adoramos ganhar, sei o que é preciso para ganhar e ser competitivo e é isso que queremos trazer de volta. O caminho que temos de fazer é longo, acreditamos que vamos jogar mais do que 50 jogos, o que significa ir longe nas várias competições. Temos de começar a partir do dia 11 com união e espírito fortes. Há uma palavra portuguesa que é a mentalidade, temos de ter isso. Não sei se é o maior desafio da minha carreira, mas acredito que o lugar onde estás representa o maior desafio de sempre. Ao olhar para o futuro é preciso estar muito bem conectado com o presidente. Não posso esquecer os passos que dei, os clubes em que trabalhei e que representam muito para mim. Estar aqui, representar esta cidade e estas cores significa muito para mim.”

As conversas com o presidente
“Estou consciente do desafio. Antes de ir um clube estudo-o a fundo. O presidente foi bastante claro desde a primeira reunião, deu-me uma análise profunda, foi duro com a época que terminou e nessa parte conectámo-nos rapidamente sobre o que fazer. Há muitas coisas, das maiores às mais pequenas, e o que fizemos nos últimos dias aqui foi tentar aglutinar todo o futebol no CTFD PortoGaia. Com o presidente, Henrique e Tiago estivemos juntos e ajustámos as coisas. Temos um grande alinhamento entre nós, há o mercado, os treinos, todos vão ter oportunidade, quero dar-lhes hipóteses de se mostrarem. Não quero chegar com julgamentos prévios, quero julgar e ser honesto na minha avaliação durante os treinos.”

O ataque ao mercado
“Temos uma ideia clara das posições que queremos reforçar. Na minha experiência recente tive muitas surpresas em relação a jogadores que podem não atingir um certo nível e que depois chegam lá. Por vídeos e por informações apaixonamo-nos por um jogador e depois demoram para se integrar. Com treinadores e ambientes diferentes as coisas também podem mudar.”

O FC Porto que pretende ver
“É normal que quando abordamos uma nova época exista o desejo de ver coisas novas, uma nova forma de jogar. No fim de contas, cada treinador representa uma forma de pensar. Não me compete, nem é do meu interesse julgar o que foi feito antes, o clube tomou a decisão e é por isso que estou aqui, faz parte do nosso percurso estarmos sempre a ser avaliados. Temos de ter abertura com as decisões dos clubes. Foi a primeira vez que não mostrei um único clip sobre a forma de fazer as coisas, porque o presidente já sabia. Foi apenas uma conversa de futebol e para chegarmos a acordo. Queremos ver a tal mentalidade. Acredito que a equipa deve ter posse de bola, controlar o jogo. Depois, com diferentes ligas e treinadores, uma das melhores partes da vida de treinador é ter uma ideia clara. Mais do que impor a nossa ideia, temos de fazer com que os jogadores acreditem no que queremos fazer. É importante ter margem de adaptação. As ligas, os jogadores e a história são sempre diferentes. Devemos ser flexíveis para fazer pequenas adaptações quando é necessário. Verão algumas coisas iguais, mas haverá margem de adaptação e é isso que fará a diferença.”

 

Fonte/Foto: FC Porto

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Francesco Farioli chegou à Invicta para “devolver o FC Porto ao seu lugar”
8/07/2025
Governo e Município assinam acordo para obras de requalificação na Escola Básica Eugénio de Andrade
8/07/2025
Francesco Farioli assume o comando técnico do FC Porto
7/07/2025
Ruas dos Choupos e dos Plátanas com iluminação pública renovada
7/07/2025
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025
Homem detido na freguesia de Campanhã por tentativa de homicídio
3/07/2025