Entre maio e junho, o "Global Kitchen in Porto" está de regresso à cidade com o tema "Global Goes Local", trazendo para cima da mesa os pratos mais emblemáticos da Invicta. Este ano, a iniciativa vai decorrer em três fins-de-semana, passando por diferentes locais do Porto, estando o arranque marcado para os dias 16 e 17 de maio.
Sob o mote "Global Goes Local", a iniciativa regressa com um formato renovado, que inclui um roteiro dos chefs pela cidade, de modo dar a conhecer a origem dos pratos e os protagonistas que lhe dão corpo e sabor. Na segunda edição do "Global Kitchen in Porto", estarão em destaque três emblemáticas receitas da gastronomia portuense: Tripas à Moda do Porto, Francesinha e Arroz de Polvo.
Esta semana, nos dias 16 e 17 de maio, a iniciativa arranca pelas mãos do chef Marco Gomes – atualmente à frente do restaurante Oficina - e do chef convidado, Diego Rossi, que viaja desde Milão para partilhar a sua visão sobre criatividade e inovação no combate ao desperdício alimentar.
Marco Gomes e Diego Rossi juntam-se na sexta-feira, 16 de maio, pelas 10h30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, onde irão levar a cabo uma sessão de showcooking, no qual o prato Tripas à Moda do Porto será rei.
No sábado, dia 17 de maio, pelas 11 horas, a Casa Cinema Manoel de Oliveira será palco de uma masterclass, na qual o jovem chef italiano irá partilhar a sua visão sobre como a gastronomia se pode renovar a partir das suas raízes de tradição e cultura.
Os eventos seguintes irão acontecer ao longo do próximo mês. A 6 e 7 de junho, a Francesinha será a protagonista do encontro entre o chef Rui Paula (DOP/Casa de Chá da Boa Nova) e o chef espanhol Miguel Carretero, responsável pelo restaurante Santerra, em Madrid.
Nas vésperas do São João, a 21 e 22 de junho, o Arroz de Polvo servirá de pretexto à junção da dupla chef Pedro Lemos (do restaurante homónimo) e Janaína Torres (proprietária d’ A Casa do Porco, em São Paulo), eleita a melhor chef feminina do mundo em 2024, nos The World's 50 Best Restaurants.
"Depois do sucesso da primeira edição, em que juntámos no Mercado do Bolhão chefs dos cinco continentes, queríamos que esta edição tivesse um pendor mais imersivo, tanto na abordagem aos temas, como na relação com a cidade. O objetivo é pensar a gastronomia como o reflexo de uma identidade, que desafia o tempo e continua a apurar-se continuamente. Para isso, consideramos essencial potenciar e incentivar a relação com as novas gerações de profissionais, através desta parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto", explica a vereadora do Turismo, Catarina Santos Cunha.
A iniciativa tem reforçado a aposta do Município na valorização da gastronomia como vetor de promoção internacional do destino. Em 2024, o "Global Kitchen" viajou até ao Festival de Triadentes, no Brasil, com o objetivo de internacionalizar a iniciativa e fomentar o intercâmbio com outros destinos gastronómicos.
Fonte CM Porto
Foto: Restaurantes Porto