O FC Porto empatou com o Candelária SC (3-3) e vai defrontar a Juventude Pacense nos “quartos” dos play-offs do campeonato.
O FC Porto terminou a fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins em terceiro lugar, com 59 pontos, e vai defrontar a Juventude Pacense, sexta classificada, nos quartos de final dos play-offs. Na 26.ª e última ronda da primeira fase da prova, Hélder Nunes, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto marcaram no empate com o Candelária SC (3-3).
Na Ilha do Pico, os açorianos conseguiram adiantar-se cedo por Pedro Rocha (5m) e cerraram as fileiras para impedir o empate azul e branco. Aos 18 minutos, Ezequiel Mena foi travado na área por Damián Paez e, da marca de grande penalidade, Gonçalo Alves permitiu a defesa de Miguel Rocha, mas Hélder Nunes viria a restabelecer a igualdade ainda antes do intervalo: com 46 segundos para serem jogados na etapa inaugural, o camisola 78 disparou à distância para o 1-1.
No regresso dos balneários, o jogo manteve-se de sentido único e a reviravolta apenas demorou nove minutos a ser consumada: numa jogada individual, Gonçalo Alves tirou o adversário direto do caminho, atirou para mais uma intervenção do guardião adversário, mas a recarga de Carlo Di Benedetto que esbarrou no poste foi de novo ao encontro do capitão, que não se fez rugado e assinou o 2-1. Instantes depois, a inspiração de Damián Paez restaurou a igualdade (2-2).
Ao cabo de várias tentativas infrutíferas dos portistas, a vantagem voltou a ser dos campeões nacionais a oito minutos do final. Rafa foi agarrado quando seguia para a baliza e Carlo Di Benedetto, de livre direto, fintou o guarda-redes para estabelecer o 3-2 que perdurou até sete segundos do término do embate, quando Martim Leite assinou o empate (3-3).
As atenções viram-se agora para a final four da Liga dos Campeões, que se vai disputar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. O FC Porto defronta o Benfica nas meias-finais (sábado, 12h00, Porto Canal) e os bilhetes vendem-se na plataforma SmartFan.
Ficha de jogo
CANDELÁRIA SC-FC PORTO, 3-3
Campeonato Nacional, fase regular, 26.ª jornada
4 de maio de 2025
Pavilhão de Desportos da Candelária, na Ilha do Pico (Açores)
Árbitros: Nuno Oliveira, Jorge Machado e Alexandre Magalhães
CANDELÁRIA SC: Miguel Rocha (g.r.), Rui Ramos, Martim Leite, Pedro Rocha e Paolo Dias
Suplentes: Rui Santos (g.r.), Damián Paez (cap.), Joel Castillo, Guilherme Anastácio e Vasco Soares
Treinador: Pedro Afonso
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Ezequiel Mena, Rafa, Hélder Nunes e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Tomás Santos, Edu Lamas, Gonçalo Alves (cap.) e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Pedro Rocha (5m), Hélder Nunes (25m), Gonçalo Alves (34m), Damián Paez (35m), Carlo Di Benedetto (43m) e Martim Leite (50m)