Esta terça-feira entrou em funcionamento o novo Parque do Aviz, localizado na Rua Pedro Homem de Melo, na zona da Boavista. Infraestrutura disponibiliza 182 lugares de estacionamento subterrâneo, dos quais 19 com carregamento elétrico, beneficiando esta zona residencial e comercial da cidade.
"Esta era uma das zonas da cidade que estava identificada como estando necessitada de um parque de estacionamento", afirmou o presidente da Câmara do Porto, durante a inauguração da infraestrutura.
Recordando que a zona do Aviz, projeto dos anos 80 do século passado, começou por ter um comércio ativo, mas que "definhou por falta de estacionamento", Rui Moreira assegurou que este "é, tipicamente, um parque de proximidade, que queremos ter na cidade. Eles servem para retirar os carros do espaço público e, neste caso, colocá-los aqui, em segurança".
"Esta é uma grande mais-valia para quem aqui vive, para a comunidade, os residentes, as lojas comerciais", acrescentou o presidente da Câmara, que esteve acompanhado do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha.
Praça do Aviz requalificada
João Almeida, diretor territorial sénior da Telpark, empresa que ganhou o concurso público de exploração do parque subterrâneo, assegurou que "é possível estacionar e usufruir de diversos serviços", alguns deles digitais e que vão trazer benefícios para os seus utilizadores.
Com 182 lugares distribuídos por três pisos, o Parque Aviz está situado na zona com o mesmo nome e a sua abertura coincide com a inauguração da praça situada à superfície, agora também requalificada.
O novo equipamento vem permitir a esta zona da cidade, caracterizada por uma densa conjugação de habitação, comércio e serviços, aliviar a pressão sobre o estacionamento à superfície, intenção que se enquadra na estratégia de mobilidade sustentável da autarquia: libertar progressivamente o espaço público da função de estacionamento, transformando-o em áreas de maior utilidade para a própria mobilidade e para o ambiente urbano.
Fonte: CM Porto
Foto: Nuno Miguel Coelho