As celebrações da Revolução dos Cravos têm início nesta quarta-feira, dia 23 de abril. Pelas 21 horas, o palco do Coliseu Porto Ageas recebe um concerto de JP Simões, que se irá traduzir numa homenagem a José Mário Branco, uma das personalidades que mais marcaram a música portuguesa desde a década de 1960.
"JP Simões canta José Mário Branco" é o título do álbum que o cantor e compositor lançou em 2024, e do qual fazem parte canções como "Do que um homem e capaz", "Sopram ventos adversos", “Mariazinha” ou "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", com a voz de JP Simões acompanhada pela guitarra de Nuno Ferreira, a percussão de Ruca Rebordão e o contrabaixo de Pedro Pinto.
O artista apaixonou-se pela música de José Mário Branco ao ouvir na rádio a canção "Inquietação".
“Como uma transfusão de sangue, creio que comecei a sentir-me cada vez mais próximo da música de José Mário Branco à medida que a fui tocando e cantando, sempre que a oportunidade surgia”, conta JP Simões, que agora vai atuar no mesmo palco onde José Mário Branco cantou inúmeras vezes.
No Porto, o 25 de Abril também se assinala na rua. A celebração será dividida entre a noite do dia 24 abril e a manhã e a tarde do feriado. Os festejos voltam a incluir concertos, um desfile, jogos tradicionais e muitas atividades.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Delfina Sordo