Foi lançado, a 2 de abril, o concurso público para a construção de uma ciclovia, que vai unir o polo universitário da Asprela à zona oriental da cidade, em Campanhã, pela GO Porto. O procedimento da obra tem um valor ligeiramente acima dos 600 mil euros.
Inserida na política de mobilidade do Município, que tem como um dos principais pilares a aposta numa rede ciclável, vai ser construída uma ciclovia entre a Asprela e Campanhã. A nova ligação está prevista no Plano Diretor Municipal (PDM) do Porto, na Carta de Infraestruturas de Modos Suaves, assinalada como uma necessidade coletiva que vai ao encontro do interesse público.
A empreitada para a construção da Ciclovia Asprela – Campanhã tem um prazo de execução previsto de 365 dias, um ano. O preço base do procedimento é de 602.876 euros, com a data-limite para a apresentação de propostas o dia 1 de maio de 2025, até às 23h59, em formato eletrónico, na plataforma acinGov, onde podem também ser consultadas as peças do concurso.
A construção faz parte de uma candidatura em conjunto com o projeto Ligações Mecanizadas l Percursos Pedonais do Palácio de Cristal, denominada Porto Pedonal, para o financiamento europeu do Programa Regional NORTE 2030.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Luís Moura