As obras em curso para a construção da Linha Rosa do metro (troço Praça da Liberdade – Casa da Música) vão obrigar a novos condicionamentos em frente à Estação de São Bento. As alterações que vão ter implicações no trânsito têm início esta sexta-feira, dia 23 de janeiro, com previsão de duração até dia 23 de abril.
O condicionamento de trânsito, que terá início esta sexta-feira de manhã, implica que no troço em frente à estação, e temporariamente, seja apenas permitido o sentido de trânsito ascendente, ou seja, Sé > Rua Sá da Bandeira ou Rua de Mouzinho da Silveira > Rua Sá da Bandeira (ver documento em anexo).
O desvio implica que o acesso automóvel à Rua de Mouzinho da Silveira ou à Sé tenha de ser feito pelo Largo dos Lóios, seja para quem desce pela Praça da Liberdade ou pela Rua dos Clérigos, como já aconteceu.
Haverá também proibição de paragem e estacionamento na Praça de Almeida Garrett, no troço compreendido entre o n.º 19 e o n.º 39, e condicionamentos de trânsito, com estreitamento de via, na Praça da Liberdade (arruamento sul, no troço compreendido entre o arruamento nascente e a Praça de Almeida Garrett) e na Praça de Almeida Garrett (no troço compreendido entre a Rua de Mouzinho da Silveira e a Praça da Liberdade).
Mantém-se inalterado o percurso para quem tiver como destino a Avenida dos Aliados ou a Rua de Sá da Bandeira.
A implementação do condicionamento de trânsito/estacionamento será acompanhada, nos três primeiros dias, por elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal. A operação será objeto de monitorização diária, podendo as necessidades de acompanhamento policial serem revistas, em função dos constrangimentos que se venham a constatar no local.
A linha Rosa do Metro do Porto ligará S. Bento à Casa da Música, com estações intermédias no Hospital Santo António e Galiza.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Andreia Merca