A existência e funcionamento do Centro de Gestão Integrada (CGI) do Município do Porto foi fundamental na resposta rápida e pronta aos efeitos do recente apagão que assolou o país. Esta a principal conclusão de uma reunião que juntou todas as unidades orgânicas e entidades municipais, e que contou com a presença do presidente da Câmara, Rui Moreira, e da vereadora da Proteção Civil, Catarina Araújo.
O Município do Porto fez o seu próprio balanço sobre o apagão e a resposta da cidade a este evento inédito, analisando as boas práticas que foram aplicadas e as oportunidades de melhoria, que serão vertidas num documento classificado.
A Câmara do Porto destacou o facto de ter em funcionamento o Centro de Gestão Integrada (CGI), centro de coordenação operacional, que reúne, no mesmo espaço, Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública, Regimento dos Sapadores Bombeiros, Proteção Civil Municipal, Mobilidade e Transportes, Ambiente, Limpeza Urbana, Águas e Energia do Porto, STCP e Porto Digital.
Nesta, como em outras situações de emergência já ocorridas na cidade, o CGI marcou a diferença na resposta, tendo desempenhado um papel fundamental na manutenção dos serviços essenciais e garantindo a normalidade face a uma situação inesperada. Não será alheio a esse facto o registo de cerca de 60 ocorrências menores por toda a cidade, durante o apagão.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Andreia Merca