Em
Cidade do Porto

2025/03/14

Município do Porto dá seguimento inclusão e integração profissional de migrantes

Freguesias

O Município do Porto volta a reforçar o seu compromisso com a inclusão e empregabilidade da comunidade migrante, através da quarta edição do "Porto_4_ALL", programa que decorrerá de março a maio deste ano, com diversas iniciativas destinadas a técnicos, empresas e migrantes. O objetivo passa por capacitar profissionais, sensibilizar empregadores e apoiar a inserção profissional da população migrante, reduzindo barreiras ao acesso ao mercado de trabalho.
A iniciativa arrancou na passada quarta-feira, com a sessão informativa "Perguntas e Respostas sobre a Integração Profissional de Migrantes", destinada a técnicos e agentes que prestam apoio direto a esta comunidade.
Representantes da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da JRS Portugal - Serviço Jesuíta aos Refugiados esclareceram dúvidas e partilharam informações essenciais sobre os desafios da integração profissional.
O vereador da Coesão Social destacou a importância do projeto. "A cidade do Porto tem uma população migrante crescente e um forte compromisso com a sua integração. O 'Porto_4_ALL' é um exemplo de como podemos criar soluções concretas para apoiar estas pessoas, garantindo que tenham acesso a oportunidades dignas e contribuindo para um mercado de trabalho mais inclusivo", afirmou Fernando Paulo.
Além desta sessão inicial, o "Porto_4_ALL" incluirá outras três ações-chave:
Conferência para recrutadores e empresas (dia 26 de março, no Porto Innovation Hub), que visa esclarecer sobre apoios à contratação de migrantes e partilhar boas práticas de integração profissional;
Programa de capacitação para migrantes (dias 29 e 30 de abril, no Porto Innovation Hub), com formações em português e inglês sobre empregabilidade e mercado de trabalho;
Evento de recrutamento e networking (dia 7 de maio, no Serviço de Formação Profissional do Porto – Cerco), que promoverá o contacto direto entre migrantes e potenciais empregadores.
O "Porto_4_ALL" é um projeto construído pelo Município, em parceria com diversas entidades. A iniciativa visa não só melhorar a empregabilidade dos migrantes, mas também sensibilizar empresas para a importância de um ambiente de trabalho mais diverso e equitativo.
Com esta edição, "o Município do Porto reforça a sua aposta na coesão social e na inclusão, promovendo oportunidades para todos e garantindo que a cidade continua a ser um espaço acolhedor para quem aqui escolhe viver e trabalhar", referiu Fernando Paulo.

 

Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Andreia Merca
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Não há perdedores, todos ganham um novo Papa
2/05/2025
Queima das Fitas vai encher a cidade de animação no próximo domingo
2/05/2025
Elétricos históricos regressam à rua entre o Jardim do Passeio Alegre e o Infante
2/05/2025
Obras condicionam Praça da Liberdade, Almeida Garrett e Rua de Sá da Bandeira
30/04/2025
Sapadores Bombeiros do Porto com novo centro de formação com condições dignas
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Surfistas Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot vencem Porto Pro
29/04/2025
Apagão: Moreira considera o episódio "um bom teste" para as várias entidades envolvidas
29/04/2025