Na terceira edição do Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo, o Município do Porto vai apoiar 92 atletas. O número aumentou em relação ao ano de 2024, em que foram 56 os desportistas abrangidos. O valor atribuído cresceu também, chegando, agora, aos 248 mil euros.
Dos desportos apoiados, destaque para o surgimento de novas modalidades, como o remo, o bodyboard, o badminton, o kung-fu, o muay thai, a esgrima, o automobilismo, a equestre e o tiro, e um aumento significativo do apoio ao desporto adaptado, nomeadamente nas modalidades de boccia e natação adaptada.
"É com muito orgulho que, este ano, vemos quase duplicar o número de atletas de alta competição apoiados pelo Município, assim como o número de modalidades apoiadas", sublinha a vereadora do Desporto.
Catarina Araújo afirma que, "desde o primeiro dia, acreditamos que este é o caminho certo: garantir que ninguém deixa de praticar desporto devido a questões financeiras". "Estes atletas são nossos embaixadores, representam a cidade do Porto e o país além-fronteiras, merecem o melhor", reforça.
Em relação ao aumento do valor de apoio concedido, que passou dos 201 mil euros em 2024 para 248 mil euros atribuídos em 2025, a vereadora garante que "lutamos para, todos os anos, poder dar uma resposta mais eficaz aos muitos pedidos de apoio que temos recebido".
Os atletas reconhecidos pelo Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo, muitos deles repetindo o apoio recebido nos anos anteriores, vão ser recebidos, brevemente, nos Paços do Concelho.
Fonte: CM Porto
Foto: CPM | Nuno Miguel Coelho