Durante as férias de Natal, a Câmara do Porto voltou a abrir as portas das cantinas escolares da rede pública da cidade aos alunos entre os 3 e os 18 anos. No âmbito do programa Escola Solidária, foram distribuídas 25.200 refeições (entre almoços e lanches). A iniciativa foi acompanhada de perto pelo vereador da Educação, que visitou a Escola Básica do Bom Sucesso.
A abertura das cantinas escolares durante o período de interrupção letiva permitiu que as crianças e jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico e jardins-de-infância, bem como aos alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário tivessem acesso a uma refeição equilibrada em termos nutricionais. O vereador da Educação, Fernando Paulo, visitou a Escola Básica do Bom Sucesso e comprovou o bom funcionamento da iniciativa no local.
"Fazemos um balanço muito positivo desta iniciativa, cujo número de refeições tem vindo a aumentar, quer pelo maior conhecimento do programa, quer pela diversidade de atividades lúdico-pedagógicos que são proporcionadas por muitas das escolas nas pausas escolares", salientou o autarca, que esteve presente na cantina da escola durante a hora de almoço.
Na perspetiva de Fernando Paulo, este programa permite "garantir refeições equilibradas e proporcionar um importante apoio às famílias, colocando a escola pública ao serviço da comunidade".
Disponibilizadas na modalidade presencial (consumo na própria escola) ou em regime de takeaway (possibilidade de levar a refeição para casa) às crianças e aos alunos que necessitaram do serviço, as refeições foram facultadas aos preços que são praticados durante o período de aulas, sendo gratuitas para os alunos do Escalão A.
Na pausa escolar referente às férias de Natal de 2024, a Escola Solidária garantiu o fornecimento de 25.200 refeições a crianças e jovens de diferentes faixas etárias.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Guilherme Costa Oliveira