Empenhado na melhoria das condições de habitabilidade de agregados familiares com carência económica, o Município do Porto reafirma o apoio ao programa “Porto Amigo”. Parceria com a Fundação Manuel António da Mota, o GASPORTO e a Just a Change , visa a realização de intervenções de reconstrução, reabilitação, decoração e melhoria dos níveis de salubridade em casas de pessoas em situação de carência habitacional e económica, residentes em habitação não municipal.
O objetivo é contribuir para o aumento da dignidade, através da devolução das condições de habitabilidade condignas, a par da possibilidade dos beneficiários se manterem no mesmo contexto de enraizamento, gerando o aumento do bem-estar social, emocional e cultural.
Mais do que reabilitar casas, o “Porto Amigo” reconstrói vidas, permitindo aos beneficiários manterem-se no seu meio social, reforçando o sentimento de pertença ao território onde vivem. Desta forma, procura diminuir o sentimento de isolamento e solidão, ao mesmo tempo que transforma as habitações em lugares dignos de serem vividos.
O apoio do Município traduz-se numa comparticipação financeira no montante de 50 mil euros, que foi aprovada, por unanimidade, pelo Executivo.
Sob o lema "Casa adaptada, vida melhorada", o programa, em vigor desde 2009, já reabilitou mais de oito dezenas de habitações.
Fonte: CM Porto
Foto: JF Campanhã