Pedro Duarte apresenta “dream team” para a cidade do Porto, com listas que refletem identidade tripeira e reconhecimento e valorização das mulheres portuenses.
A coligação “O Porto Somos Nós” (PSD/CDS/IL) entregou, na passada sexta-feira, dia 8 de agosto, no Palácio da Justiça, as listas candidatas à Câmara Municipal do Porto nas Eleições Autárquicas de 2025.
Na ocasião, Pedro Duarte destacou a qualidade e diversidade da equipa que o acompanha: “Temos a felicidade de apresentar uma equipa de luxo, eu diria uma dream team, para a cidade do Porto”, afirmou, sublinhando que a lista é “composta por pessoas de formação muito diversificada”.
O grande destaque foi a apresentação de Marta Massada como candidata à presidência da Assembleia Municipal do Porto. Médica ortopedista e porta-voz do grupo Independentes do Porto que apoia esta candidatura, Marta Massada representa, para Pedro Duarte, dois pilares essenciais deste projeto: por um lado, o orgulho tripeiro e a identidade única da cidade – “um Porto aberto ao mundo, cosmopolita, mas que não pode nem quer perder a sua identidade muito própria”; por outro, um sinal “inequívoco” de “valorização e de reconhecimento das mulheres portuenses”.
“Nós temos muito orgulho nas nossas mulheres do Porto, que são de facto especiais em todos os aspetos”, afirmou Pedro Duarte, destacando não só o facto de Marta Massada poder tornar-se a primeira mulher a presidir à Assembleia Municipal do Porto, mas também a aposta no feminino na lista à vereação, com Catarina Araújo e Gabriela Queiroz nos números dois e três, respetivamente.
Catarina Araújo (CDS) é vereadora da Câmara Municipal do Porto, com os Pelouros da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, bem como dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil. Na apresentação das listas, Pedro Duarte caracterizou-a como “a melhor vereadora de Rui Moreira”: “Ao longo dos últimos anos, foi um braço direito do atual presidente, sendo uma das vereadoras mais reconhecidas e a que detém mais pelouros no atual Executivo.” Já Gabriela Queiroz (PSD) é advogada e conta com experiência tanto na Assembleia Municipal do Porto (2005–2009) como na presidência da Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro (2009–2012).
A lista de vereação inclui ainda o engenheiro e deputado municipal Rodrigo Passos (PSD), o engenheiro e Coordenador do Núcleo do Porto da Iniciativa Liberal Hugo Beirão Rodrigues, a professora Matilde Gouveia Rocha (IL), o economista António Manuel Cunha (PSD), o consultor Luís Bernardes Rebelo (PSD), a economista Constança Ferreira dos Santos (PSD), o administrador executivo da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto e presidente da concelhia do CDS no Porto, César Navio, o economista Tiago Oliveira Martins (IL), a enfermeira Bárbara Marques Simões Jorge (PSD) e o diretor de operações Pedro Pereira da Silva (PSD).
Para a Assembleia Municipal, além de Marta Massada, integram a lista o deputado, médico dentista e líder da concelhia do PSD no Porto Alberto Machado, o professor Paulo Alcarva (IL), a advogada e professora universitária Isabel Menéres Campos (CDS) e o economista e antigo vereador Gonçalo Mayan Gonçalves (PSD).
Foram ainda apresentadas as listas às juntas de freguesia. No final da apresentação, Pedro Duarte confessou-se “francamente feliz, otimista e confiante” com o percurso da candidatura. “Com uma equipa com esta categoria, com esta qualidade, vamos conseguir continuar a fazer aquilo que já temos feito. À medida que nos damos a conhecer e nos aproximamos dos portuenses, sentimos cada vez mais apoio”, concluiu o candidato.
Fonte/Foto: Pedro Duarte Porto/2025