Os portuenses merecem uma mobilidade moderna, sustentável e transparente, em vez de projetos inacabados que hipotecam o futuro da cidade.
O candidato pela coligação “O Porto Somos Nós” (PPD/PSD.CDS-PP.IL) à Câmara do Porto, Pedro Duarte, lamentou a "gestão socialista incompetente da Metro do Porto" e propôs a constituição de uma equipa de trabalho para resolver o "impasse" do MetroBus, divulga o Porto Canal.
Em comunicado, Pedro Duarte considera que a entrevista que o Presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, deu à Agência Lusa, “revela uma inaceitável fuga às responsabilidades”, sendo “mais uma demonstração da incompetência com que a gestão socialista da Metro do Porto lidou com os portuenses ao longo dos últimos anos”.
No que refere o Metrobus, o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares afirma que "verifica-se um absoluto impasse, não se vislumbrando qualquer solução futura".
Ainda segundo o mesmo órgão de informação, considerando "a mudança esperada no Conselho de Administração da Metro do Porto e no executivo camarário", o candidato propõe a constituição de uma equipa de trabalho entre a Câmara Municipal do Porto e a próxima Administração da Metro, com o objetivo de repensar todo o projeto do MetroBus.
“O estado de absoluta desorientação em que este projeto se encontra revela uma irresponsabilidade grave na gestão pública, com impactos profundos na mobilidade, no espaço público e na confiança dos cidadãos", lê-se na nota de imprensa.
Pedro Duarte afirma que o projeto do Metrobus encontra-se "num estado caótico", apontando como principais problemas a "destruição paisagística da Avenida da Boavista, traçado indefinido, segunda fase bloqueada, central de hidrogénio eclipsada, autocarros não certificados, indefinições na segregação da via da Marechal Gomes da Costa e na inversão de marcha da rotunda da Boavista".
O candidato às autárquicas propõe à próxima Administração da Metro avaliar a reversão ou alteração profunda do atual projeto MetroBus e projetar uma solução alternativa, ambientalmente sustentável como, por exemplo, um “elétrico moderno”.
Além disso, é ainda proposto a requalificação da "Avenida da Boavista com mais árvores, mais sombra e um enquadramento paisagístico que prepare a cidade para os desafios ambientais do futuro".
Fonte/Foto: Porto Canal | Pedro Duarte (Facebook)