Em
Cidade do Porto

2025/03/04

Parque de São Roque abriu portas à Flor de inverno

Freguesias

Pela 29.ª edição, o Porto voltou a comprovar porque é que é conhecida como a "Cidades das Camélias" e levou centenas de pessoas ao Parque de São Roque para celebrar esta flor de inverno, primeiro sinal da chegada da primavera que se anuncia. O primeiro de dois dias de exposição ficou marcado pela tradicional distinção da "Melhor Camélia de Origem Portuguesa", "Melhor Camélia" e "Melhor Ornamentação de Mesa/Arranjo Floral".
"As camélias, flores de inverno que aqui hoje celebramos, são um património de que o Porto se orgulha e que a autarquia faz questão de honrar, através deste evento", sublinhou o vice-presidente da Câmara, no momento de entrega dos prémios.
Nas palavras de Filipe Araújo, a "Exposição de Camélias do Porto tem demonstrado ser um evento emblemático, que, desde 1984, vem fortalecendo a relação desta árvore com a cidade e seus habitantes, envolvendo os portuenses e quem nos visita, edição após edição nos diversos espaços por onde esta já passou".
Do Oriente do mundo para o Oriente da cidade do Porto, o Parque de São Roque “já se tornou a casa desta exposição", sendo um espaço, refere o vice-presidente, onde "podemos ver e sentir as mais de 200 camélias de 40 variedades diferentes, muitas delas centenárias, certamente plantadas pelo horticultor Jacinto de Matos, entre finais do século XIX e início do século XX".
O também responsável pelo Ambiente e Transição Climática recorda como esta "flor de inverno, esta que é a flor da nossa cidade", originária do sudeste asiático e conhecida, também, como japoneira, é consideradas, hoje, "um património natural e cultural desta cidade".
Organizada em parceria com a empresa municipal Ágora e a Associação Portuguesa de Camélias, a iniciativa tem reafirmado a missão de "dar a conhecer a todos os que aqui vivem ou visitam a cidade a beleza desta flor e a sua longa e estreita ligação com o ‘Porto, Cidade das Camélias’”, afirma Filipe Araújo.
Ao longo de dois dias, o Parque de São Roque foi o lugar das camélias, da música e das atividades em famílias.

 

Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Rui Meireles
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026