São 17 mil metros quadrados de área verde disponíveis a todos os portuenses. O novo parque urbano na zona da Lapa será batizado com um nome grande da nossa democracia: Mário Soares.
O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a 25 de junho, atribuir o topónimo de "Parque Urbano Dr. Mário Soares" ao Parque Urbano da Lapa, homenageando assim o antigo Presidente da República, que celebraria o seu 100.º aniversário no próximo dia 7 de dezembro.
Meses antes, em março, e durante a apresentação da reedição de “Portugal Amordaçado”, o presidente da Câmara do Porto tinha deixado essa garantia. "Pensámos no que poderíamos fazer e decidimos que vamos dar o seu nome ao jardim que está a ser construído junto à Rua de Cervantes (na Lapa)", disse, na altura, Rui Moreira.
construção do novo jardim decorre de uma parceria público-privada com um grupo hoteleiro canadiano. Na zona da Lapa começou por se erguer um hotel, depois foram reabilitadas as ruas de Cervantes e Alves Redol e, agora, chegou a altura de inauguração de uma zona de verde.
O acordo do Município do Porto com a Mercan Properties previa a construção de 1,7 hectares de parque urbano, um espaço para a fruição das pessoas e para a qualidade de vida. Além da vocação ambiental – potenciada com a criação de uma bacia de retenção de água –, o local pretende ser um polo de atração de mais serviços.
O investimento do grupo hoteleiro no Parque Urbano da Lapa é de cerca de três milhões de euros (que acrescem ao um milhão já investido na requalificação das artérias viárias).
A abertura do novo espaço vai ocorrer na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, e contará com a presença da família do antigo Presidente da República.
Fonte: CM Porto
Foto: Guilherme Costa Oliveira