Sob o mote "Fashion, Lifestyle & Innovation", o Portugal Fashion regressa à passarelle, com desfiles de terça-feira a sábado. A celebrar 30 anos, a iniciativa volta a contar com o apoio do Município do Porto, cuja comparticipação, no valor de 150 mil euros, foi aprovada na reunião de Executivo de segunda-feira, com a abstenção da CDU e o voto contra do Bloco de Esquerda.
Com epicentro no Museu do Carro Elétrico, onde acontecem desfiles, ativações de marca, exposições de startups e encontros profissionais, a edição deste ano leva também a moda portuguesa a novos palcos, na região do Douro, em Alijó, Matosinhos, Gondomar e Famalicão, integrando experiências gastronómicas, culturais e industriais.
Nesta celebração do 30.º aniversário, três dezenas de designers apresentam as coleções, destacando-se os nomes de Miguel Vieira, David Catalán, Pé de Chumbo, Davii, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Susana Bettencourt, Nopin e Achor.
Para a organização, "esta edição celebra o nosso passado, mas é sobretudo um compromisso com o futuro". "O Portugal Fashion quer continuar a ser um motor de transformação para a moda portuguesa, ligando criadores, indústria e território com uma visão de inovação e sustentabilidade. Acreditamos no poder da moda como força económica e cultural, capaz de projetar Portugal para o mundo”, sublinha a diretora, Mónica Neto.
De acordo com o estudo de impacto económico da Católica Porto Business School, a realização do Portugal Fashion, ao longo do período 2017 – 2021, gerou um impacto de 45,4 milhões de euros no Valor Acrescentado Bruto português e terá sustentado, anualmente, entre 170 e 449 postos de trabalho.
Na proposta que levou a discussão pelo Executivo, o presidente da Câmara admitiu que a iniciativa "tem assumido um papel preponderante na estratégia promocional do Porto, sendo que os eventos aqui realizados são estruturados sob o desígnio de potenciar a imagem externa da cidade, associando-a aos conceitos de modernidade, inovação, irreverência, design, empreendedorismo e cultura".
O apoio da autarquia assenta, assim, no reconhecimento do "reforço para a dimensão, impacto e relevância económica e de comunicação que o projeto Portugal Fashion representa para a cidade", escreve Rui Moreira.
Fonte/Foto: CM Porto