Com o apoio do Município, a Jornada sobre Prevenção do Tráfico Ilícito de Bens Culturais vai decorrer, nos dias 14 e 15 de novembro, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). A participação é livre, mediante inscrição prévia.
A jornada marca, pela primeira vez em Portugal, o Dia Internacional contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais, que se assinala a 14 de novembro, tendo a organização do Conselho Internacional de Museus (ICOM, siga em inglês) e o apoio do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Câmara do Porto.
Ao longo de dois dias, a reflexão pretende sublinhar a importância da Convenção da UNESCO de 1970, contribuindo para aumentar a consciencialização, melhorar o intercâmbio de informações e cooperação (incluindo com países não pertencentes à União Europeia) e fortalecer a capacitação e especialização, com a apresentação de novos projetos internacionais relacionados com a prevenção do tráfico ilícito.
Os trabalhos do dia 14 de novembro serão dirigidos em inglês, sem lugar a tradução simultânea. No dia seguinte, estão previstas duas visitas que serão orientadas em português. A primeira está marcada para as 10h30, no Museu Romântico, e a segunda para as 12h30, no Museu Nacional Soares dos Reis.
Em ambos os dias, a entrada é livre, estando todas as atividades sujeitas a registo prévio.
Fonte: ACM Porto
Foto: Património Cultural I.P