O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que as previsões meteorológicas apontam para um agravamento significativo das condições meteorológicas no concelho do Porto no que diz respeito a precipitação, associado à passagem da Depressão Leonardo, até ao final da tarde desta quinta-feira. Subsiste, assim, a possibilidade de ocorrência de cheias em zonas historicamente vulneráveis a inundações por transbordo de linhas de água, em particular durante os períodos de preia-mar.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Distrito do Porto encontra-se sob aviso amarelo para precipitação até às 18 horas desta quinta-feira, 5 de fevereiro, prevendo-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes. Relativamente ao vento, estará, igualmente, em vigor o aviso amarelo, com rajadas até 90 km/h, entre as 3 e as 15 horas de amanhã, quinta-feira.
No que respeita à agitação marítima, encontram-se ativos os avisos amarelo e laranja, prevendo-se ondas do quadrante oeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 12 a 13 metros de altura máxima.
Como medida preventiva e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens, a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, manter-se-á interrompida, pelo menos, até às 06 horas de sábado, dia 7, sendo restabelecida logo que as condições do estado do mar o permitam.
Com base na informação disponível, é expectável a emissão de novos avisos meteorológicos ou o agravamento dos já existentes.
A Proteção Civil Municipal recomenda à população a adoção dos seguintes comportamentos de autoproteção:
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e reforçando a atenção em vias com possível acumulação de água;
Evitar atravessar zonas inundadas, prevenindo o arrastamento de pessoas ou viaturas;
Proceder à desobstrução de sistemas de escoamento de águas pluviais (bueiros, algerozes e caleiras);
Respeitar os perímetros de segurança na orla costeira e os acessos aos molhes e praias, em especial nas Avenidas de Dom Carlos I, Brasil e Montevideu, ou outros que venham a ser implementados;
Evitar circular ou estacionar em zonas arborizadas, devido ao risco de queda de ramos ou árvores;
Não estacionar viaturas junto à orla costeira e nas zonas historicamente mais vulneráveis a inundação por transbordo de linhas de água - Ribeira, Miragaia, Cais do Ouro, Passeio Alegre e Rua das Sobreiras;
Evitar atividades marítimas e deslocações junto ao mar, incluindo pesca desportiva e desportos náuticos;
Manter-se atento às informações e atualizações do IPMA, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.
Mantém-se em vigor o Aviso nº 07/2026, emitido na sequência do Comunicado Hidrológico n.º 4/2026, de 27 de janeiro, do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro (CPPC-D), da Capitania do Porto do Douro, que alerta para a possibilidade de ocorrência de cheias nos locais historicamente mais vulneráveis – Alerta Laranja – Cheia Provável.
A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a evolução da situação meteorológica, implementando as medidas de prevenção e segurança consideradas adequadas e divulgando oportunamente os avisos necessários.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | João Pedro Rocha