A Queima das Fitas do Porto 2025 traz animação à cidade, entre 3 e 10 de maio. Como habitualmente, um programa recheado de concertos no Queimódromo e o Cortejo da Queima pela baixa da cidade, a marcar a festa maior da Academia. O evento, organizado pela Federação Académica do Porto (FAP), tem o apoio dos municípios do Porto e Matosinhos.
Tudo começa, às 00h01 de domingo, dia 4, com a Monumental Serenata, na Avenida dos Aliados. Os grupos de fado da Academia vão trazer um ambiente imersivo a todos aqueles que participam e assistem a este evento. Ainda no domingo terá lugar, no mesmo local, pelas 10 horas, a missa de bênção das pastas, celebrada pelo bispo do Porto. Uma forma de cada finalista celebrar o fim do seu percurso académico, juntamente com os seus familiares e amigos.
Para terça-feira, dia 6, a partir das 14 horas, está previsto o tradicional cortejo académico, um dos pontos altos da semana da Queima das Fitas. O Porto recebe milhares de estudantes, das mais diversas casas da Academia do Porto, que, juntamente com as suas famílias e amigos, enchem as ruas da cidade de cânticos, cor e brilho.
Já as noites da Queima apresentam, este ano, o cartaz mais internacional de sempre. Ao grupo britânico Clean Bandit, ao brasileiro WIU, ao grupo dinamarquês Lukas Graham e ao rapper luso-moçambicano Plutonio, juntam-se os alemães Milky Chance, a dupla israelita Vini Vici e os brasileiros Jovem Dionísio.
A representar o que de melhor se faz em Portugal, o rapper Bispo, o produtor Van Zee, a banda Hybrid Theory e os sempre carismáticos Quim Barreiros e Rosinha, juntam-se aos já anunciados Mizzy Miles, Dillaz, T-Rex, Miguel Luz, Nininho Vaz Maia e Dealema.
Os bilhetes diários estão à venda on-line (bol.pt). O acesso ao Queimódromo será feito através de bilhete digital, sendo apenas obrigatória a troca do passe geral por pulseira.
Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável
A Queima das Fitas do Porto volta a reforçar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com a implementação da agenda 2030, integrando estratégias por um evento mais verde, mais seguro e mais acessível. Nesta edição, a FAP irá alargar a oferta de bilhetes a um maior número de estudantes carenciados, em parceria com os serviços de ação social das Instituições de Ensino Superior da Academia. A acessibilidade será também uma prioridade com a introdução de Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (ILGP) nas noites de festa.
À programação musical no Queimódromo juntam-se a monumental serenata e a missa de bênção das pastas, que obrigam a alguns condicionamentos de trânsito (ver anexos).
Ruas reorganizam-se para a festa da Academia
A passagem dos estudantes e das quatro dezenas de carros alegóricos pela Baixa da cidade vai implicar uma reordenação da circulação automóvel durante todo o dia de terça-feira.
Como habitualmente, a STCP e a Metro do Porto disponibilizam uma operação reforçada para as deslocações dos estudantes.
Fonte/Foto: CM Porto