O muro de suporte do Parque Urbano das Antas, na Rua da Renascença Portuguesa, foi alvo de uma intervenção de reabilitação que garante a sua estabilidade e prolonga a sua preservação.
Entre os principais melhoramentos, destaca-se a reparação do abaulamento pontual da superfície do muro, onde as lajetas de granito estavam a perder o contacto com a parte resistente de betão. Algumas destas lajetas encontravam-se partidas ou apresentavam fissuras, o que comprometia a integridade da estrutura.
Além disso, foi corrigido o desfasamento acentuado de lajetas de granito e blocos no topo do muro, que estavam destacados, e foi reforçada a junta do cunhal, cuja abertura representava uma fragilidade para a estabilidade da infraestrutura.
Com estas intervenções, o Muro da Renascença Portuguesa encontra-se agora em melhores condições, mais seguro e preparado para resistir ao desgaste do tempo.
A intervenção, a cargo da GO Porto, decorreu de uma orientação da Proteção Civil Municipal, que avaliou a necessidade de reparação a curto prazo, e teve um valor de adjudicação a rondar os 160 mil euros e um prazo de execução de 180 dias.
Fonte/Foto: CM Porto