Nos dias 6 e 7 de dezembro, a companhia de dança australiana Chunky Move apresenta, pela primeira vez em Portugal, a peça "4/4". Uma sinfonia de algoritmos e movimentos hipnotizantes, que vai ser exibida no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.
Este é o modelo de precisão coreográfica e resistência física de Antony Hamilton. Em cena, oito intérpretes executam uma sinfonia rígida de movimentos num cenário minimalista.
À medida que o espetáculo se vai desenrolando, quartetos e duetos convergem e divergem em configurações que se vão tornando cada vez mais hipnóticas.
Antony Hamilton, diretor artístico da companhia, desenhou uma espécie de algoritmo para criar as contagens deste trabalho coreográfico: uma longa e complexa cadeia de números com sua própria lógica interna, que determina quantas vezes cada movimento é repetido.
Pelo palco, quatro plataformas portáteis estão espalhadas e criam diferentes configurações, formas e níveis, movimentando-se ao longo da peça.
Musicalmente, a harmonia acompanha os movimentos dos intérpretes, com flutuações de andamentos, ocasionalmente conflituantes, batidas dispersas e barulhentas. O espetáculo contém ainda luzes estroboscópicas.
No sábado, 7 de dezembro, Anthony Hamilton vai orientar uma masterclasse na Sala de Ensaios do Rivoli, para profissionais e estudantes avançados de dança.
Esta será uma introdução ao sistema de contagem que Hamilton utilizou na criação desta peça, bem como ao método de composição que o coreógrafo utiliza para duetos.
O espetáculo é apresentado na sexta-feira, 6 de dezembro, e no sábado, 7 de dezembro, às 19h30, no Rivoli.
A Chunky Move cria dança contemporânea ousada e que desafia os géneros. Conhecida internacionalmente pelo seu trabalho grandioso e altamente original, esta companhia premiada tem a reputação de estar na vanguarda da dança contemporânea a nível mundial.
Fonte: CM Porto
Foto: Rivoli