Em
Cidade do Porto

2026/01/05

Rua do Bonjardim eleita a terceira mais "cool" do mundo

Freguesias

A Rua do Bonjardim é uma velha artéria portuense, que, hoje, ganha novo lustro com a designação de ser uma das mais “cool” do mundo. Tal como a cidade ganha nova vida a cada dia que passa, com o seu topónimo (onde se pode ler também "Antiga estrada de Guimarães") a recordar a paisagem rústica, então, às portas da cidade. Uma rua comprida, com várias zonas e vivências nela incluída.

Localizada na União de Freguesias do Centro Histórico tem pouco mais de 1600 metros. Comecemos no antigo Largo da Aguardente, hoje Praça Marquês de Pombal. Próximo dali há um "palácio", que, segundo o jornalista e historiador Germano Silva, tem memórias que incluem Camilo Castelo Branco e o seu livro "Boémia do Espírito".

Mesmo em frente à Rua do Paraíso pode encontrar-se a Velha Fonte de Vila Parda, datada de 1859. Diz-se que morava ali uma mulata (parda) que veio a dar o nome ao monumento. Por detrás ficam os montes que vão ou iriam dar à Fontinha.

Ao longo do seu percurso, a Rua do Bonjardim cruza-se com outras ruas, pátios, praças, largos e travessas. Por exemplo, a Rua das Musas é uma das poucas artérias que cortam Bonjardim. Era uma zona de grande densidade populacional tipicamente operária.

Chegados à Rua de Gonçalo Cristóvão, atravessada a via, encontra-se o Largo de Tito Fontes, antigo Largo do Bonjardim. Ali, a(s) história(s) fazia(m)-se no antigo Ginjal, aberto até de madrugada, frequentado por muitos jornalistas e notívagos. Mas há também "O Antunes", a Fundação Inatel/Casa Jorge de Sena, o "Pretinho do Japão", a "Casa Lourenço", mercearias ainda com muitos "toques" de antigamente e novos negócios.

Entre a Rua Fernandes Tomás e a Praça D. João I não falta também onde comer – "Pedro dos Frangos", a "Conga", o Café Garça Real (antigo Flórida) –, mas também a Casa Januário, fundada em 1926.

Atravessada a praça encontramo-nos no último quarteirão da Rua do Bonjardim. Mais casas com história, como a "Regaleira" e o "Rei dos Queijos". "Porta após porta, negócios novos e antigos dão cor e personalidade a esta rua com quase um quilómetro de extensão", sublinha a revista "Time Out", como justificação para a incluir no ranking que analisou 31 artérias espalhadas pelo mundo. A Rua do Bonjardim ganha pelo raro equilíbrio entre tradição e modernidade.

 

Fonte: CM Porto
Foto: CMP | João Pedro Rocha

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026
Município e PSP reforçam estratégia de combate à insegurança em Ramalde
6/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026