A GO Porto lançou na passada sexta-feira, dia 11 de abril, o concurso público para a obra de requalificação da Rua da Galeria de Paris, que vai passar a integrar a Rede 20, o projeto municipal que prioriza o trânsito pedonal no centro da cidade.
Com previsão de arranque em outubro e com duração de 180 dias, a obra vai coincidir, parcialmente, no tempo, com a intervenção menos demorada na Rua Cândido dos Reis, na mesma zona.
Apesar das semelhanças, a empreitada na Rua da Galeria de Paris, é tecnicamente mais complexa, uma vez que exige alterações na rede de saneamento, ramais de águas pluviais e infraestrutura do Porto Digital.
A obra na Rua da Galeria de Paris vai, assim, dar prioridade aos peões em detrimento dos veículos. Para isso, a via será elevada para o nível dos passeios, sendo que a Zona de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) vai ser mantida.
Após o término da intervenção, será possível apreciar o traçado original desta artéria, criada no início do século XX. O padrão da faixa central, com pedra branca e negra da calçada portuguesa, remete para a antiga Praça de D. Pedro, atual Praça da Liberdade, desta vez constituída por granito branco e diorito preto, conferindo melhores condições para a circulação pedonal.
Por abranger uma zona da cidade em que se verifica um aumento exponencial de movimento nos meses de verão, a obra da Rua da Galeria de Paris terá início depois do verão, de forma a mitigar eventuais constrangimentos para comerciantes e visitantes.
A empreitada para a requalificação da Rua da Galeria de Paris tem um prazo de execução previsto de 180 dias. O preço base do procedimento é de 516.734,24 euros, com a data-limite para a apresentação de propostas para dia 11 de maio de 2025, até às 23h59, em formato eletrónico, na plataforma acinGov, onde podem também ser consultadas as peças do concurso.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Andreia Merca