O Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) do Porto venceu, no passado fim de semana, a primeira edição do Madeira Firefighter Challenge, prova que decorreu no complexo desportivo do Clube Naval do Funchal. Das 18 equipas participantes - bombeiros profissionais e voluntários -, o pódio foi inteiramente portuense, com as três equipas do RSB a alcançar os três primeiros lugares.
O evento contou com a participação de 21 duplas, quatro das quais representantes de corporações de fora da região, num total de 42 participantes. A competição visou testar a resistência, destreza e espírito de equipa dos participantes, através de desafios que simularam situações reais do contexto operacional dos bombeiros.
A prova foi composta por um percurso com diferentes estações, com os participantes a terem de cumprir desafios técnicos e físicos relacionados com o desempenho das funções de bombeiro, tais como, transporte de equipamentos e resgate de vítimas, passagem de obstáculos e montagem de equipamentos operacionais.
Num momento em que o Porto foi nomeado Capital Mundial do Desporto, em 2028, o Município incentiva e apoia a prática desportiva no RSB. Para além dos treinos nas instalações do quartel, os sapadores têm mantido uma excelente cooperação com a Ágora - Cultura e Desporto, permitindo a utilização das suas instalações, especialmente para treinos funcionais (parque desportivo de Ramalde) e treinos de natação (piscina da Constituição).
A aposta na componente física dos sapadores bombeiros acaba por ser uma mais-valia nas ações de socorro mais exigentes e uma ajuda no equilíbrio e bem-estar emocional, especialmente em situações de maior stress.
Por outro lado, o elevado empenhamento do RSB no treino físico e desporto acaba também por se traduzir em excelentes resultados alcançados em diferentes provas nacionais, com diversos troféus já conquistados.
Fonte/Foto: CM Porto