Em
Cidade do Porto

2024/11/06

“Solução definitiva” para a VCI até ao final do ano

Freguesias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz “pediu para que, no prazo de 15 dias, seja apresentada uma revisão ao estudo”da Via de Cintura Interna (VCI), realizado em 2021, avança o Porto Canal.
A afirmação do autarca, segundo o mesmo órgão de informação, surge, após ter-se reunido com o governante, técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP) e da Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT). Recorde-se que em setembro, Miguel Pinto Luz prometeu uma “solução definitiva” para a VCI até ao final do ano, decisão tomada após reunir-se com autarcas da Área Metropolitana do Porto.
Um estudo sobre a VCI, realizado por um grupo de trabalho cuja participação contou com o Ministério das Infraestruturas, a IP e as autarquias do Porto, Maia e Matosinhos, propôs um cenário que consistia na relocação dos pórticos e uma redução de 10% da circulação rodoviária.
Moreira adiantou que o governante “manifestou todo o interesse em que tal seja agora implementado”, mas acrescentou que são necessárias algumas alterações, visto que “os tarifários em alguns pórticos foram alterados”.
O Edil confirmou que a recolocação dos pórticos será assumida pelo Estado “porque, de facto, tem de reduzir algumas das portagens para que faça sentido”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cardeal D. Américo Aguiar fortalece laços entre a Igreja e a autarquia da cidade
19/01/2026
“O Porto quer afirmar-se, com clareza, como cidade universitária”
19/01/2026
Antigo Abrigo dos Pequeninos reabre como Reservas do Museu do Porto
16/01/2026
PJ detém quatro homens por roubo com arma de fogo a idosa de 86 anos
16/01/2026
Indivíduo reincidente detido por tráfico de estupefacientes na zona de Ramalde
15/01/2026
TAP anuncia novas rotas e construção de Hub de Manutenção no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
15/01/2026
Rua do Beato Inácio de Azevedo entra em obras de renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026