Em
Cidade do Porto

2025/02/21

STOP mais perto de ser classificado como monumento de interesse municipal

Freguesias

Está concluído o projeto de decisão de classificação do Centro Comercial STOP (CCSTOP) como monumento de interesse municipal. Proposta que reforça e protege a dimensão simbólica do espaço que vem albergando parte da cena musical portuense é votada na reunião de Executivo, na segunda-feira.
Lembrando o imóvel – datado de 1936 – como parte da primeira geração de centros comerciais, depois de ter sido uma estação de serviço, a proposta sublinha os "dez anos de sucesso, certamente ancorados na unicidade da sua presença nesta área do território".
Uma década que teria equivalência com o espaço a ser reconvertido, na transição da década de 80 para a de 90, para a "prática cultural da música na sua vertente de culto, criação, ensaio e ensino".
Na proposta que leva a discussão pelo Executivo, o presidente da Câmara do Porto enfatiza que "a modernidade do CCSTOP é um processo e um projeto civilizacional, uma experiência estética do mundo, individual e/ou de pequenos coletivos, que se reflete no coletivo maior".
"Afirmando-se como um símbolo inegável do cenário musical portuense, o fenómeno do CCSTOP é considerado um dos casos mais particulares da produção e da dinâmica musical na Europa", sublinha Rui Moreira.
Enaltecendo a "evolução ímpar e simbiótica, que acompanhou os tempos, as modas e fez moda", o autarca reforça a "dimensão simbólica que ultrapassa os limites regionais e nos merece destaque enquanto fator identitário portuense".
A classificação do CCSTOP como monumento de interesse municipal inclui a delimitação de uma zona geral de proteção, de 50 metros.
Durante a reunião de Executivo, na qual foi aprovada a abertura do processo de classificação, o presidente da Câmara do Porto lembrava como "a autarquia tentou várias opções, inclusive junto do Governo, para que o Município pudesse intervir nos centros comerciais devolutos ou mesmo pagar as obras", mas são os "próprios músicos que não querem intervenção da nossa parte".

 

Fonte/Foto: CM Porto

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A intoxicação dos adolescentes
17/04/2025
Torneio Internacional de Minibasquete Manuel Nunes joga-se no fim de semana
17/04/2025
Diocese do Porto explica que permutas de imóveis não visam fazer dinheiro
17/04/2025
Casa da Música celebra 20 anos com concertos gratuitos em vários locais da cidade
16/04/2025
"Parece normal que alguém olhe para aquele projeto (TGV) e pergunte se aquilo faz algum sentido", refere Moreira
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Cidade do Porto com quatro túneis condicionados ao trânsito durante duas noites
15/04/2025
Rua Galeria de Paris com traçado original em memória da calçada portuguesa
15/04/2025