O Museu e as Bibliotecas do Porto iniciam, no próximo dia 28 de março, um ciclo de conferências inspirado na obra "21 Personalidades dos Séculos XX e XXI escolhem as 21 Personalidades Portuenses do Milénio", cujo lançamento está previsto para este ano. As sessões vão decorrer num formato de diálogo, contando com a participação de historiadores, escritores e outros especialistas que vão recordar personalidades de diferentes áreas.
Uma viagem multissecular, que se pretende mensal e à sexta-feira, pela voz de figuras de destaque em diversas áreas, como Isabel Pires de Lima, Hélder Pacheco, Luís Valente de Oliveira, Alexandre Quintanilha e Álvaro Domingues, através de um ciclo baseado na obra homónima, que será publicada pela editora "Modo de Ler".
A obra reúne mais de duas dezenas de depoimentos de pessoas como Artur Santos Silva, Luís Portela, Bernardo Pinto de Almeida, Laura Castro ou Zulmiro de Carvalho, que escolheram as figuras mais marcantes da cidade, numa perspetiva multidisciplinar.
A primeira sessão do ciclo, a decorrer na Casa do Infante, no dia 28 de março, a partir das 18 horas, será dedicada a Júlio Dinis e conduzida por Hélder Pacheco, professor, escritor e historiador portuense. O especialista irá abordar o impacto da obra e do papel do médico da cidade Invicta, que se destacou por uma produção literária que cativou gerações de leitores. A moderação da sessão estará a cargo de Sérgio Almeida.
Temáticas futuras
No dia 11 de abril, o ciclo prossegue com a presença do professor Luís Valente de Oliveira, que se debruçará sobre a figura de Uriel da Costa, filósofo portuense do século XVII, conhecido por ter questionado dogmas religiosos, que viveu grande parte da sua vida na Holanda e cuja obra, admirada por notáveis como Voltaire ou Carolina Michaëlis, se mantém atual e traduzida em diversas línguas.
O ciclo continuará a explorar outras figuras icónicas da história do Porto, como Ricardo Jorge, médico e pioneiro da saúde pública, e Alberto Carneiro, artista plástico, cuja obra se distingue pela sua ligação com a natureza e a paisagem.
Também estarão em discussão grandes nomes da arte e da literatura portuenses, como Júlio Resende, o pintor que revolucionou a arte contemporânea portuguesa, e Camilo Castelo Branco, autor de "Amor de Perdição". Não esquecendo um olhar sobre o legado de Helena Sá e Costa, entre muitos outros.
Cada sessão tem o objetivo de destacar a importância de figuras individuais, bem como refletir sobre o contexto histórico e cultural do Porto. O ciclo propõe-se a celebrar a cidade, mas também a abrir novas perspetivas sobre o impacto das suas personalidades nas áreas em que atuaram.
Participação livre
A diversidade das temáticas faz deste ciclo de conferências uma oportunidade de aprofundamento da história local e da compreensão das suas figuras mais importantes.
Fonte: CM Porto
Foto: Museu Soares dos Reis